Close

Por que optar por produtos orgânicos?

Existe um ditado que diz que a gente é aquilo que a gente come. Ou seja, somos um reflexo daquilo que ingerimos, dos alimentos que escolhemos colocar no nosso prato, e principalmente na nossa vida. Assim, quem será que somos quando optamos por alimentos altamente industrializados e cheios de produtos químicos?

Bem, somos pessoas com uma saúde mais fragilizada, propensos a reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. Afinal de contas, o uso demasiado de agrotóxicos pode provocar o acúmulo de resíduos tóxicos no nosso corpo e no meio ambiente. Pensando nisso e em todos os outros benefícios que os alimentos orgânicos trazem para a nossa vida, vamos elencar os principais motivos para te fazer escolher-los (ao invés de preferir dos “alimentos comerciais”).

Mais saúde, mais sabor

Por não sofrerem interferências de substâncias químicas, os alimentos orgânicos são semeados e colhidos seguindo o seu ciclo natural. E, dessa forma, adquirem mais nutrientes, fitoquímicos (substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças) e concentrarem melhor o sabor.

Terra saudável para alimentar gerações

Ao decidir pela produção de alimentos orgânicos, também estamos escolhendo proteger as nossas próximas gerações químicas, uma vez que o uso intenso de produtos químicos afeta o ar, o solo, a água, os animais e etc. Logo, quando optamos por uma agricultura orgânica, estamos escolhendo excluir o uso dos fertilizantes, agrotóxicos em prol de uma agricultura, que preserva os recursos naturais. E, tudo isso é possível através das técnicas orgânicas (rotação de culturas, compostagem e etc), que ajudam manter o solo mais fértil e produtivo por mais tempo.

Mas, não é só o nosso solo que se beneficia com a cultura orgânica. As nossas águas também, visto que quando se utiliza agrotóxicos, eles podem atravessar o solo, alcançar os lençóis d’água e poluir os nossos rios e lagos, o que não acontece na agricultura orgânica.

Alimento orgânico alimenta a vida

Outro grande benefício trazido com a cultura do orgânico é a restauração da nossa biodiversidade. Afinal, a agricultura orgânica respeita, antes de tudo, o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. Dessa forma, cuidamos, preservamos a vida silvestre, pois enxergamos ela como parte essencial do estabelecimento agrícola.

Mais oportunidades para quem vive da terra.

Ademais, quando pensamos, valorizamos e decidimos pelos alimentos de origem orgânica, estamos incentivando os pequenos agricultores, já que é deles a produção de grande parte dos produtos orgânicos. Assim, mais do que beneficiar a nossa saúde, nós beneficiamos, também, os pequenos núcleos familiares que têm na terra a sua vida, apoiando, portanto, uma forma de comércio mais justa, mais humana e que entende que o ato de comer é muito mais do que se alimentar, é um ato de amar.

Enfim, essas são algumas das razões que podem te fazer optar pelo consumo dos produtos orgânicos. Lembrando que para um alimento ser classificado como orgânico, ele precisa passar por uma série de avaliações, como, por exemplo, as desenvolvidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica que garante que um produto processado ou embalado está mesmo de acordo com os critérios exigidos.

 

Quer saber mais sobre o Tulasi? Então fica de olho no nosso site e em todas as nossas redes sociais.

 

Gratidão.

Mundo Tulasi

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *