Close

Participe do mutirão agroflorestal

Namastê vai demonstrar o processo de plantio e explicar tecnicamente o sistema que concilia produção agrícola e recuperação de áreas degradadas

O Tulasi Mercado Orgânico traz a Pernambuco, de 14 a 18 próximos, o consultor e agricultor Namastê Messerschmidt, para um grande mutirão agroflorestal. Um dos nomes por trás da agroecologia no Brasil, Namastê vai executar o planejamento de plantio nos sítios dos agricultores-parceiros, Dorgival e Alonso, certificados pelo IBD, e fazer demonstrações desse sistema de cultivo, que concilia produção agrícola e recuperação de áreas degradadas. Os dias 16 e 17 serão abertos a quem quer aprender a agroflorestar e a cultivar a água. Interessados devem entrar em contato pelos telefones (81) 3072-8212 ou 3223-5854 e/ou WhatsApp número (81) 999730910. O evento contará com alimentação orgânica vegetariana da Chiviteria. Inscrições pela internet ([email protected] ).

O mutirão consolida o compromisso do Tulasi com o meio ambiente e a qualidade de vida de clientes e parceiros, por meio da agricultura familiar sustentável. Namastê Messerschmidt fará a implantação do SAF – Sistema Agroflorestal nos sítios em Glória do Goitá, para garantir a plantação de orgânicos certificados de uma forma mais sustentável e produtiva.

O SAF – Sistema Agroflorestal é garantia de plantação de orgânicos certificados, de uma forma mais sustentável e produtiva

Biografia

Filho de pai alemão e mãe brasileira, Namastê Messerschmidt nasceu em 87, no Piauí. Aos 12 anos mudou-se para o Instituto Oca do Brasil, em Goiás, onde conheceu o suíço Ernst Götsch, criador da agricultura sintrópica, com quem aprendeu a técnica. Ao longo de 11 anos, trabalhou com esse sistema no Instituto.

A partir de 2010, Namastê começou a desenvolver um trabalho com indígenas da Região Amazônica, realizando cursos e consultoria facilitadas pela ATIX (Associação Terra Indígena Xingu), ISA (Instituto Sócio Ambiental) e o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas).

Também atuou como consultor e instrutor de instituições como a ONU, o MST, Fazenda da Toca GPA (Grupo Pão de Açúcar) e a Cooperafloresta  (Cooperativa de Agricultores Agroflorestais).

Este ano, Namastê abriu sua agenda internacional, prestando consultorias em países como Austrália, Nova Caledônia, Indonésia, Tailândia, Angola e Argentina, difundindo no mundo os princípios da agroflresta.

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *