Close

Brasil terá Dia Nacional da Agroecologia

Data marca o aniversário de nascimento de Ana Primavesi, que luta pela saúde de nossos solos há 65 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou o projeto de lei (PL 5358/13), da deputada Luci Choinacki (PT-SC), que cria o Dia Nacional da Agroecologia. A data será comemorada no dia 03 de outubro, aniversário de nascimento da engenheira agrônoma Ana Primavesi, de 92 anos, pioneira na produção de alimentos orgânicos no País.

Já a partir deste ano, um conjunto de atividades devem marcar o mês de outubro. Segundo a deputada Luci, a ideia é conceder, anualmente, em parceria com a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica, premiações, certificados de mérito e títulos honoríficos a parlamentares, autoridades, organizações e pessoas da sociedade civil que se destacarem de forma positiva no âmbito da agroecologia e da produção orgânica.

Austríaca naturalizada brasileira, Ana Primavesi luta pela saúde de nossos solos há 65 anos. Pela contribuição aos movimentos agroecológicos no Brasil e na América Latina, a engenheira agrônoma  recebeu o One World Award, principal título de agricultura orgânica mundial, conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam) a ativistas que impactaram positivamente a vida de produtores rurais, sobretudo os mais desfavorecidos, com seus trabalhos.

Ana Primavesi também dará nome ao Prêmio Nacional de Agroecologia, que contemplará organizações e pessoas da sociedade civil, parlamentares e instituições brasileiros.

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *